English |
Tamil |
Kannada |
Hindi |
Portuguese |
Marathi |
Spanish |

por Satguru Bodhinatha Veylanswami
 

Vamos comparar adorar o murti no templo com a preparação de um curry vegetal. Para preparar um curry, você começa limpando vegetais crus, removendo peles ou pedaços não comestíveis e cortando em fatias. Em uma panela, você aquece um pouco de óleo, adicionando temperos integrais, pimentas secas, sementes e uma boa quantidade de dal seco. Uma vez que as sementes estouram e ficam perfumadas, adicione folhas de curry e cebola. Doure um pouco, adicione tomates e deixe ferver por um curto período de tempo. Em seguida, adicione sal, pós de especiarias, como cúrcuma e curry em pó, e cozinhe um pouco mais. Por fim, adicione vegetais crus, cozidos ou fritos e cozinhe até completar. Como qualquer bom cozinheiro pode atestar, muitos ingredientes são necessários para transformar um vegetal sem graça em um curry saboroso. Tal prato alimenta nosso corpo, enquanto nossa alma é nutrida pelo puja no templo.
 

Para que um puja seja poderoso, um processo conhecido e testado deve ser seguido e uma série de ingredientes importantes precisam estar presentes.

1. O primeiro é a natureza da conexão do templo com os mundos interiores, que varia consideravelmente de templo para templo. Precisa ser forte. Podemos comparar isso com conectar uma rede de computadores à Internet. Uma conexão ethernet de par único T1, por exemplo, pode transferir apenas uma pequena quantidade de dados em comparação com as conexões ópticas mais rápidas. A força da conexão do templo com os mundos interiores depende de três fatores: se ele foi fundado em conexão com uma visão da Deidade; o número de anos que devotos mantiveram pujas sem uma pausa; o número e a força dos pujas realizados a cada ano.

2. O segundo ingrediente para um puja poderoso é que o dia escolhido seja auspicioso para a Deidade sendo adorada. Um festival anual, como Ganesha Chaturthi para Lorde Ganesha, é um momento altamente auspicioso para adoração. O dia do Chaturthi tithi mensal também é mais favorável do que outros dias do mês para a adoração a Ganesha. Em ambos os casos, a auspiciosidade diz respeito ao período exato em que o tithi ou nakshatra está no poder. Por exemplo, no Havaí, Ganesha Chaturthi em 2020 foi de cerca de 7h do dia 21 de setembro, até as 5h de 22 de setembro. Para a conveniência dos devotos, alguns templos realizam pujas anuais do festival no fim de semana, embora o tempo real e mais propício tenha sido alguns dias antes. Isso não é o ideal.

3. O terceiro ingrediente é a habilidade, o conhecimento, a pureza e as compreensões místicas do sacerdote ou dos sacerdotes que estão realizando o puja, e a profundidade de sua devoção. Durante o puja, através de mantras, mudras e ritual místico, os sacerdotes invocam a Divindade. Eles imploram ao Deus para habitar a imagem, aceitar as orações dos devotos, e para dar bênçãos e amor a todos. Meu guru, Sivaya Subramuniyaswami, forneceu insights adicionais sobre este processo: “Quando você venera o Deus no templo, através de puja e cerimônia, você está trazendo essa Divindade de dentro do microcosmo para este macrocosmo. Você fornece a energia através do seu culto e de sua devoção, através de suas formas-pensamento, e até mesmo de sua aura física. O pujari purifica e magnetiza a imagem de pedra para que isso ocorra. Os Deuses e os devas também estão magnetizando a imagem de pedra com sua energia, e finalmente o momento está pronto e eles podem sair do microcosmo para este macrocosmo e abençoar o povo. Desde o nosso ponto de vista, eles ficaram apenas por um instante, mas para eles foi um tempo mais longo. O passar do tempo nos mundos interiores é diferente.”

Uma tendência no Hinduísmo moderno é conduzir pujas em outras línguas além do sânscrito. Uma justificativa para isso é que os devotos serão capazes de entender o que está sendo entoado. Claramente essa ideia não é apoiada pelos Vedas e Agamas, as duas escrituras que são a fonte dos mantras. Tradicionalmente, todos os mantras são cantados apenas em sânscrito. É minha experiência pessoal que mantras entoados em uma língua regional não geram o mesmo poder que sentimos quando o sânscrito é usado. Gurudeva afirmou que os cantos de puja funcionam melhor em sânscrito, que mais efetivamente invoca a presença da Deidade. O canto devocional funciona bem em línguas regionais que têm inúmeros hinos expressivos capazes de fazer derreter o coração em amor a Deus. Ele também explicou que as línguas locais são ótimas para fornecer explicações e interpretações precisas.

4. O quarto ingrediente é aquele que surpreenderá alguns de nossos leitores — as ações devocionais oferecidas pelos devotos fazem uma diferença significativa no poder do puja. Isso me chamou a atenção há muitos anos nos pujas feitos pelos monges em Kauai Aadheenam. Os monges fazem uma série de pujas tarde da noite ou no início da manhã quando não há devotos presentes. Ficou claro que a presença de devotos quando num estado de espírito reverente é um ingrediente importante para um puja poderoso. Por que? Porque os devotos fornecem energia através de sua adoração, seu anseio por bênçãos, através de suas formas- pensamento, e até mesmo de sua aura física.

5. Um quinto ingrediente é a oferta de frutas cortadas, alimentos cozidos, água, flores perfumadas e leite. Estes desempenham um papel importante no funcionamento interno do puja. A Deidade não utiliza a substância física bruta que está sendo oferecida, mas utiliza a energia vital, ou prana, dentro dela quando o sacerdote apresenta a oferenda.
 

Os mesmos princípios são verdadeiros para o ritual do fogo conhecido como yajna ou homa. Jayendrapuri Mahaswamiji, chefe do Kailash Ashram em Bengaluru, visitou nosso mosteiro no Havaí há alguns anos. Seus três sacerdotes realizaram um elaborado yajna em nosso templo Kadavul com oferendas elaboradas de grãos e madeiras que haviam trazido da Índia. Mais tarde, Swamiji explicou que Agni, o Deus do fogo, leva as oferendas à Divindade de forma purificada para a Divindade usar na bênção aos presentes.

Quando os cinco ingredientes descritos acima estiverem todos presentes em um puja, essa cerimônia será definitivamente um evento poderoso no qual bênçãos significativas fluem dos mundos interiores. Em um puja de duração média, esta bênção da Deidade ocorre durante o arati final. Em uma mais elaborada, bênçãos também fluem quando a cortina é aberta para revelar a recém-vestida Deidade. É nesses dois momentos que a Deidade e Seus ajudantes, ou devas, refletem de volta o prana que receberam na aura de cada devoto, purificando-a de congestionamentos subconscientes. Os devotos assim abençoados deixam o templo se sentindo elevados e aliviados de condições mentais mais pesadas. Alguns se sentem motivados a viver vidas mais pacíficas, ter maior harmonia em casa e mais tolerância na comunidade. Alguns são inspirados a levar adiante e perpetuar a cultura Hindu tradicional na forma de música sagrada, arte e dança.

Outros ainda podem receber uma mensagem da Deidade que cause uma mudança profunda nas suas vidas. Gurudeva descreve esse processo místico: “Para entender o darshan, considere a comunicação cotidiana e ainda sutil da linguagem. Você está ouvindo os tons da minha voz através do órgão sensível, seu ouvido. O significado vem à sua mente, pois você foi treinado para traduzir essas vibrações em significado através do conhecimento da linguagem que estou falando. Darshan é uma vibração, também. É experimentado pela primeira vez ao simples vislumbre físico da forma da Deidade no santuário. Mais tarde, essa visão física dá lugar a uma visão clarividente ou a uma cognição refinada recebida através do gânglio sensível dentro do seu sistema nervoso, os chakras. Através desses receptores, uma mensagem sutil é recebida, muitas vezes não conscientemente. Talvez não imediatamente, mas a mensagem que o darshan carrega, diretamente do Mahadeva – direto de Lorde Ganesha, direto de Lorde Murugan, direto do próprio Lorde Siva – se manifesta em sua vida.

“É assim que os Deuses conversam. É uma comunicação mais real do que a comunicação da linguagem que você experimenta todos os dias. Não é necessário entender a comunicação imediatamente. O devoto pode ir embora do templo externamente sentindo que não havia nenhuma mensagem em particular, ou não saber em sua mente intelectual exatamente o que o darshan significou. Mesmo as palavras que você está lendo agora podem não ser totalmente entendidas por dias, semanas ou até meses. A profundidade do significado se desdobrará na reflexão.”

Da próxima vez que você assistir a um puja ou homa no templo, reflita sobre os muitos elementos, sutis e mais grosseiros, que vão torná-lo uma conexão sagrada, uma profunda comunhão com Deus e os Deuses.