Um novo estilo de vida foi lançado ao mundo por um pequeno vírus. A maneira como reagimos a isso redefinirá nossas vidas e famílias.

por Satguru Bodhinatha Veylanswami 

English |
Tamil |
Kannada |
Hindi |
Portuguese |
Marathi |

 
Em muitas partes do mundo, a pandemia Covid-19 exigia que os governos instituíssem bloqueios mantendo as pessoas em casa. Isso, por sua vez, forçou muitos empregadores e educadores a reestruturar seus negócios e escolas, para que funcionários e alunos pudessem trabalhar produtivamente em casa. Está ficando claro que conseqüências imprevistas foram criadas, incluindo a possibilidade muito real de que o mundo temporário em casa fique transformando-se em um mundo permanente de trabalho em casa para grandes segmentos da sociedade. Aqui estão dois exemplos importantes que ilustram essa tendência. 
 

A revista Forbes ofereceu isso em um artigo de 13 de maio de 2020: “O CEO do Twitter, Jack Dorsey, em uma mudança de paradigma, inspirada no COVID-19, informou seus funcionários que eles poderiam continuar trabalhando em casa ‘para sempre’. Entendendo esta opção não é adequada para todos, Dorsey está mantendo a porta aberta para aqueles que desejam trabalhar dentro da estrutura tradicional do escritório. Ele está deixando a decisão de trabalhar em casa ou no escritório nas mãos de seus funcionários. Dado o prazo de reabertura, juntamente com a oportunidade de continuar trabalhando em casa, este novo programa significa que é altamente concebível que a grande maioria dos funcionários do Twitter trabalhe remotamente no futuro próximo – ou para sempre ”. 
 

O New York Times, em 21 de maio de 2020, escreveu: “Mark Zuckerberg, executivo-chefe do Facebook, disse aos trabalhadores durante uma reunião de equipe transmitida ao vivo em sua página no Facebook que, dentro de uma década, pelo menos metade dos mais de 48.000 funcionários da empresa trabalharão em casa. “Está claro que o Covid mudou muito em nossas vidas, e isso certamente inclui a maneira como a maioria de nós trabalha”, disse Zuckerberg. ‘Saindo deste período, espero que o trabalho remoto também seja uma tendência crescente.’ ”
 

Outra tendência que foi acelerada pelo COVID-19 é a telemedicina. Para tratar pacientes durante a crise do COVID-19, os médicos aumentaram, por necessidade, o uso de telemedicina. Muitos projetam que o uso da telemedicina continuará a crescer rapidamente. Um artigo de 19 de maio de 2020 na Tech Republic declara: “Dizemos aos médicos há anos que até 2024 haverão mais visitas virtuais por dia do que visitas pessoais. A COVID antecipou essa data dois anos, talvez três anos. Conhecemos alguns médicos que já praticam telemedicina em suas casas.  

 
Vejamos agora uma perspectiva hindu sobre a tendência de trabalhar em casa. O trabalho remoto dá mais tempo, pois não é necessário o deslocamento. Muitos moram longe do escritório ou da escola e passam horas significativas todos os dias em trânsito para o trabalho. Com essas horas extras durante o dia, vemos aqui quatro oportunidades para melhorar a vida. 
 

Aprimorando o Santuário Domiciliar
A primeira é: que lugar melhor há para dedicar um pouco desse tempo, do que o fortalecimento do santuário doméstico? É tradicional que os lares hindus se centrem em uma sala especial reservada e mantida para criar uma atmosfera de templo, na qual conduzimos puja, lemos escrituras, meditamos, realizamos sadhana, cantamos bhajans e fazemos japa. Meu guru, Sivaya Subramuniyaswami, enfatizou a importância da sala do santuário em muitas de suas palestras. Ele sabia como isso poderia elevar e inspirar. Aqui está um trecho de seus escritos: “Todos os hindus têm devas guardiões que vivem no plano astral e guiam, guardam e protegem suas vidas. Os grandes Mahadevas no templo que os devotos frequentam enviam seus embaixadores devas aos lares para viverem com os devotos.
 

Um espaço é reservado para esses hóspedes invisíveis permanentes, um quarto em que toda a família possa entrar, sentar-se e se comunicar interiormente com esses seres refinados que se dedicam a proteger a família geração após geração. Alguns deles são seus próprios ancestrais. Um santuário simbólico em um quarto, armário ou nicho de uma cozinha não é suficiente para atrair essas divindades. Não se hospedaria um hóspede de honra no armário ou o faria dormir na cozinha esperando que o hóspede se sinta bem-vindo, apreciado, amado. Todos os hindus são ensinados desde a infância que o hóspede é Deus e tratam qualquer hóspede que venha visitá-los como realeza. Os hindus também tratam Deus como Deus, e os devas como Deuses, quando passam a viver permanentemente em casa. Mães, filhas, tias, pais, filhos, tios – todos podem realizar puja em sua própria casa, e o fazem, pois a casa hindu é considerada nada menos que uma extensão do templo mais próximo. ”
 
A vibração do seu santuário doméstico pode ser fortalecida indo regularmente a um templo local. Então, quando voltar do templo para casa, acenda uma lâmpada de óleo na sala do santuário. Essa ação trará a atmosfera religiosa do templo para sua casa, trazendo misticamente devas que estavam no templo para o santuário doméstico. Eles são capazes, desde o mundo interior, de abençoar e guiar os membros da família e fortalecer o campo de força religioso do lar.
 

União Famíliar
Uma segunda oportunidade que a não necessidade de se deslocar proporciona é passar mais tempo de qualidade com as crianças. Além disso, trabalhando em casa, sua agenda pode ser flexível, permitindo que você se concentre em sua carreira quando as crianças estiverem na escola e seja livre quando estiver em casa. Gurudeva deu grande ênfase às reuniões de família e sugeriu a realização de uma segunda-feira por semana, uma segunda-feira à noite. Aqui está a descrição dele: “Segunda-feira à noite é praticada por muitas religiões, incluindo os hindus. Na segunda-feira à noite, dia de Shiva, os membros da família se reúnem, preparam uma refeição maravilhosa, brincam juntos e apreciam verbalmente as boas qualidades uns dos outros. É uma noite em que a televisão não está ligada [hoje em dia isso inclui não usar as mídias sociais]. Eles não resolvem nenhum problema naquele dia. Eles simplesmente se amam, e todo mundo tem voz, desde o filho mais pequeno até o mais velho. É uma união familiar, um dia por semana em que todos desejam ter mamãe e papai em casa. Isso não significa que será na terça-feira ou em qualquer outro dia se a segunda-feira for perdida. A noite familiar é sempre na segunda-feira e a vida de todos tem que se ajustar a isso. ”
 

Gurudeva descreve esse tipo de atividade como verdadeira riqueza. “Muitas famílias acham que isso é impossível por causa de suas carreiras. Atualmente, as pessoas pensam que precisam ter duas rendas, três rendas, para estar confortavelmente bem. O dinheiro é ganho e perdido, às vezes rapidamente. Como rapidamente ganhou, muitas vezes perdeu rapidamente. Mas o que é riqueza? A riqueza é um diamante com muitas facetas. Uma faceta da riqueza é o dinheiro, mas não é a única. Uma família feliz que se diverte – isso é uma grande riqueza. Fazer as coisas juntos e gostar de fazer as coisas juntos é outra grande riqueza. ”

 
Criando um equilíbrio na vida
Uma terceira oportunidade é encontrar mais riqueza e equilíbrio na vida de alguém. O tempo gasto no deslocamento pode impedir atividades importantes, como meia hora por dia de exercício físico. O estresse da vida moderna pode ser reduzido pelo exercício e pela prática regular de “hatha yoga asanas” em casa, algo que é impossível na maioria dos escritórios. O estresse também pode ser reduzido através de técnicas simples de meditação. Mais tempo pode permitir que refeições mais saudáveis ​​sejam preparadas e participar de atividades enriquecedoras, como eventos culturais locais, passeios e aventuras de aprendizado. 
 

Servindo a Comunidade
Uma quarta oportunidade é devolver parte desse presente à comunidade. Podem ser organizados projetos Seva (trabalho voluntário) nos quais todos os membros da família participam. A importância do seva, serviço altruísta, é mais bem impressa na mente dos jovens ao pratica-lo. Um grande benefício de realizar o seva é que ele compensa a ênfase no materialismo que diminui o espírito, trabalhando com o único objetivo de construir riqueza para a família imediata. Sugere-se que, se não houver projetos formais de seva hindu na sua região, expanda à comunidade em geral buscando por atividades relacionadas à melhoria do meio ambiente, assistência a desastres ou fornecimento de roupas, alimentos e cuidados para os necessitados. Após o devastador terremoto de Gujarat em 2001, Pramukh Swami Maharaj, da BAPS, aconselhou seus seguidores: “Quando as pessoas enfrentam dificuldades e tristezas, nossa tradição indiana é oferecer consolo. Sentimos que, ao servir os seres humanos, servimos ao próprio Senhor. ” 
 

Obviamente, existem muitas outras possibilidades que podem ser criadas trabalhando em casa. Esperamos que essas quatro idéias catalisem seu pensamento criativo sobre novas possibilidades de aumentar a espiritualidade do lar, melhorar seu bem-estar e servir a comunidade em geral, fortalecendo os laços familiares.