Não há necessidade de esperar por um tempo livre para as práticas espirituais. Você pode praticar ioga interior, resolver karmas e construir seu caráter a qualquer tempo.

Por Satguru Bodhinatha Veylanswami

English |
Kannada |
Hindi |
Portuguese |

Há alguns anos atrás eu assisti a um programa de televisão pública que destacava as diferenças entre as religiões do mundo entrevistando os líderes de várias destas fés. Ficou claro que para muitas fés, um dia da semana é o dia sagrado, e o comparecimento a um local de culto naquele dia é a obrigação religiosa mais importante. Nós podemos chamar esta abordagem de evento único, uma-vez-por semana.
Um líder Nativo Americano entrevistado sobre a sua fé, disse que sua tribo não tem uma tradução para a palavra religião, por que é simplesmente o modo como eles vivem – significando que a maneira como eles performam as tarefas durante o dia é influenciada por princípios e práticas religiosas. Esta imersão total na fé define o outro lado do espectro. Nós podemos chamar esta abordagem de sete-dias-por-semana, todas as atividades.

Eu descobri que um indivíduo pode praticar o Hinduísmo seguindo qualquer uma das abordagens acima, ou traçar um caminho intermediário entre os dois. Este Editorial irá oferecer sugestões para a prática de Sanatana Dharma na abordagem de sete-dias-por-semana, de imersão total, destacando algumas das muitas possibilidades para a integração do Hinduísmo na nossa rotina diária.

Como sabemos, quanto mais praticamos, mais progresso fazemos no caminho para uma consciência mais elevada, eventualmente levando à realização espiritual e liberação final. Claramente, um dos benefícios da abordagem de imersão é que podemos incorporar mais práticas dentro da nossa semana, o que poderia ser impossível de outra maneira. Uma comparação com uma caminhada irá ilustrar melhor esta idéia. Uma recomendação comum para manter a saúde é caminhar 10.000 passos por dia. Se escolhermos fazer isto de maneira separada antes e depois da escola ou trabalho, nós podemos descobrir que não temos tempo para tal. Para superar este desafio, os profissionais da saúde recomendam incorporar a caminhada dentro do dia no trabalho ou escola. Por exemplo, usar as escadas em vez do elevador ou escada rolante, estacionar o carro a meio quilômetro do seu destino e caminhar o resto do trajeto. Quais práticas espirituais podem ser incorporadas no seu dia de trabalho ou escola? Vamos primeiramente ver como a karma ioga, bhakti ioga e raja ioga podem ser praticadas dentro da rotina diária.

Karma Ioga
Seva, serviço abnegado ou karma ioga, é universalmente encorajado no Hinduísmo. Meu guru, Sivaya Subramuniyaswami, comenta sobre a sua natureza purificadora: “Você purifica a si mesmo sendo gentil com os outros, sendo generoso até doer, sendo benevolante, estando sempre pronto para servir a qualquer hora até que você se sinta cansado de tanto servir. Coloque um sorriso no rosto dos outros. Ganhe a sua felicidade e mantenha seus estados mentais positivos fazendo os outros felizes.” É tradicional praticar esta atividade num templo ou num ashram. Atividades seva comuns são, por exemplo, ajudar a cozinhar e servir comida, limpar o local e costurar guirlandas. Na vida moderna pode ser difícil achar tempo para praticar seva desta maneira, e por isto muitas vezes um mínimo de atividades seva são performadas. A abordagem integrativa para seva é um paralelo ao nosso exemplo da caminhada. Ao invés de considera-la como uma atividade em separado, incorpore-a na sua vida cotidiana onde você trabalha ou estuda. Nestes tempos modernos, eu defino seva como fazer algo de útil para outra pessoa, uma ajuda inesperada. É uma ação voluntária, uma que não seja esperada de você como um empregador, empregado ou estudante. Por exemplo, dar boas vindas aos recém chegados no trabalho ou escola e ajuda-los a se orientarem no novo ambiente. Ou, se voluntariando quando o instrutor realmente precisar de uma ajuda extra em certos projetos.

Bhakti Ioga
A prática devocional é chamada de bhakti ioga. Gurudeva nos dá esta esclarecedora descrição: “Através da bhakti ioga, a ioga da devoção, a mente combativa se apaga, absorvida na consciência do Ser Uno, o Ser permeando todos os seres.” A bhakti ioga é tradicionalmente praticada no templo ou ashram – ou no seu Santuário-Lar – através da participação em puja, canto devocional, kirtan, etc. Contudo, a ioga bhakti também pode ser integrada no ambiente de trabalho ou escola, nos permitindo praticar mais da mesma em consequência. No trabalho você pode ter uma imagem de uma Deidade na sua mesa. Se isto não é permitido, então use um símbolo abstrato que lembre você da deidade. Mentalmente, ofereça preces durante o dia para a imagem ou símbolo. Na escola, quando iniciando um exame importante, mentalmente faça uma prece ao senhor Ganesha para ajuda-lo(a) a fazer o seu melhor. Também ofereça um cântico simples antes de começar todas as refeições.

Raja Ioga
Concentração e meditação são fases da raja ioga que podem ser incorporadas no seu cotidiano. Gurudeva compartilhou a seguinte introspecção a este respeito: “A concentração é uma arte que, quando dominada, leva naturalmente à meditação, contemplação e samadhi.” Concentração e meditação são geralmente realizadas em grupo num centro de meditação ou individualmente no templo ou em casa. Mas podem, também, ser incorporadas na rotina do dia a dia. O tradicional conceito Hindu de atenção total (mindfulness) expande a prática da concentração para incluir a restrição dos devaneios mentais em todas as atividades.A atenção total é focar toda a sua atenção no que está acontecendo no momento presente, sem pensar à respeito disto ou ser distraído por qualquer outro pensamento. Por exemplo, enquanto no trabalho, nos mantemos totalmente focados em cada tarefa, não nos deixando levar por memórias do passado ou planos para o futuro. Ao ouvir uma palestra na escola, nós prestamos cuidadosa atenção para absorver a mensagem do palestrante. Esta atenção total melhora a qualidade do nosso trabalho ou estudo, e quanto mais atentos ficamos durante o dia, mais fácil fica aquietar a mente durante a meditação.

Enfrentando Karmas sem Reagir
Agora vamos olhar para duas práticas comuns que nos ajudam a progredir espiritualmente durante as atividades do trabalho ou escola. A primeira é a de resolver karmas negativos, trabalhando através das várias situações que aparecem naturalmente ao longo do dia. Uma das vantagens espirituais que decorrem da interação com muitas pessoas no trabalho ou escola, é que isto nos dá a chance dos nossos karmas negativos retornarem para nós. Por exemplo, quando somos maltratados por outros podemos nos abster de retaliar e até mesmo de guardar ressentimentos. Se conseguirmos alcançar isto, nós podemos nos libertar daquele karma – ele se resolve. Como podemos aprender a gerir nossas reações de maneira tão misericordiosa? O primeiro ponto é olhar para a experiência como algo que você estava destinado a enfrentar, e que esta pessoa foi simplesmente o instrumento para isto se tornasse possível. Se ele ou ela não houvesse maltratado você desta maneira, um outro alguém o faria no futuro.
A segunda prática comum é a de trabalhar diariamente em manter-se centrado em meio a situações de grande carga emocional. Como meu guru diria, é muito fácil manter-se calmo num ambiente tranquilo. Para realmente progredir espiritualmente, nós temos de aprender a manter a calma em situações que não são nada pacíficas. Esta prática reforça o nosso controle emocional e melhora a vida daqueles que convivem conosco.

Melhorando o nosso caráter
A nossa prática integrativa final é trabalhar constantemente para melhorar nosso caráter, o fundamento sobre o qual todo o crescimento espiritual se apóia. O caráter é definido como a soma total de todas as qualidades mentais e morais que distinguem um indivíduo. Gurudeva explica a sua importância: “Este é o alicerce; sem este alicerce não haverá crescimento espiritual, não haverão frutos. Tentar alcançar as mais altas realizações antes de construir esta base seria como pegar um limoeiro cujas raízes foram cortadas, colocar num vaso e esperar que ele dê frutos. É claro que não irá dar frutos.”
No caminho espiritual, a primeira fase dos esforços é a de construir, melhorar e transformar o nosso caráter. Para ajudar neste esforço, nós publicamos em inglês “A Workbook on Character Building” (bit.ly/characterbuild1). Esta obra prescreve sessenta e quatro qualidades de caráter que todos podemos nos esforçar para melhorar. As primeiras dez, por exemplo, são: ser moderado, receptivo, afetuoso, agradecido, atencioso, disponível, calmo, cauteloso, casto e limpo. As nossas atividades no trabalho ou escola propiciam excelentes oportunidades para reforçar estas qualidades, particularmente aquelas que somos menos desenvolvidos.

Prática Sugerida
A cada semana quando você estiver planejando as atividades do trabalho ou escola, crie também uma lista de tarefas de práticas integradas Hindus nas quais você irá focar nos próximos sete dias. Este hábito irá lembra-lo de aproveitar cada minuto do dia para acelerar o seu progresso no caminho espiritual.