Em um mundo globalizado, as pessoas estão questionando a necessidade de passar sua fé para a próxima geração. Vamos conversar sobre isso. 
por Satguru Bodhinatha Veylanswami 

English |
Tamil |
Kannada |
Hindi |
Spanish |
Portuguese |
Marathi |
 
Por milênios adotamos a prática comum de que os pais religiosos transmitam a sua tradição a seus filhos. Também era comum os pais desejarem que seus filhos se juntassem à comunidade religiosa da qual sua família faz parte. Os tempos mudaram. Atualmente, um número significativo de pais se considera espiritual, mas não professa afiliação religiosa. Muitos seguem o humanismo secular. Outros se concentram exclusivamente na educação secular de seus filhos, não querendo que eles participem de atividades ou classes religiosas, pois não vêem valor na carreira religiosa. Alguns são simplesmente contra a religião. Os casamentos agora são comuns entre cônjuges de diferentes credos, principalmente nos países ocidentais. Recentemente, ouvi alguns pais questionarem se eles têm o direito ético de pedir que seus filhos aceitem suas crenças e práticas religiosas, raciocinando que cada ser humano deve encontrar seu próprio caminho espiritual.
Depois, há as justificativas práticas: ocupados demais para ensinar religião em casa, não conhecer o suficiente sobre religião, não frequentar atividades religiosas regularmente, não ter orgulho da própria fé e o desejo de que seus filhos se misturem bem em um ambiente escolar diverso e multi-cultural.
Os pais Hindus que não planejam ensinar religião em casa precisam pensar seriamente em como a próxima geração aprenderá os conceitos básicos de boa conduta e deveres para com a família e a comunidade. As religiões têm sido tradicionalmente a fonte mais comum desse conhecimento. Na web, você pode encontrar declarações de como as crianças, com o tempo, descobrirão sozinhas tudo sobre conduta e dever. No entanto, conheço educadores que têm experiências pessoais suficientes para discordar totalmente. Eles compartilharam comigo sua consternação com o fato de muitos alunos de sua escola trapacearem regularmente para progredir nas aulas. Para eles, vencer é o que importa, e a virtude da honestidade é de menor importância.

Existem recursos não religiosos para ensinar conduta ética? “Psicologia positiva” é um exemplo. Respeitado por sua abordagem abrangente aos valores e deveres de aprendizagem, ele desenvolve vinte e quatro qualidades de caráter descritos como “… os ingredientes psicológicos para demonstrar a bondade humana, e servem como caminhos para o desenvolvimento de uma vida de maior bem-estar”.
Veja: www.viacharacter.org/

Um estudo de como as religiões estão ensinando as crianças
Para entender como a religião está sendo ensinada, podemos recorrer ao livro de 2019 Religious Parenting: Transmitting Faith and Values in Contemporary America, de autoria do professor Christian Smith e coautoria de Bridget Ritz e Michael Rotolo, que entrevistaram centenas de indivíduos de diversas origens religiosas, incluindo Hindus e Budistas. Eles descobriram que, apesar da enorme diversidade, os pais compartilham uma abordagem quase idêntica de socializar seus filhos religiosamente. Para quase todos os pais, a religião é fundamental para formar a base para que o indivíduo possa se tornar o melhor de si na jornada da vida.

Em pequena escala, fizemos uma pesquisa na Ásia entre pais Hindus e descobrimos que muitos têm uma perspectiva semelhante: o treinamento da fé desenvolve caráter e ajuda os filhos a lidar com os desafios da vida com mais confiança e eficácia. Os pais compartilharam comigo que a religião é como uma corda de pipa que prende os indivíduos à sua realidade terrestre e os impede de cair no esquecimento. Um dos pais explicou que aprender sobre os muitos desafios enfrentados pelo Hinduísmo nos séculos passados ensina às crianças o quão grande é o Hinduísmo; não pode ser destruído. Na minha opinião, as maneiras pelas quais o Hinduísmo pode trazer benefícios para nossa próxima geração são significativas e não devem ser descartadas. Vamos explorar três destes benefícios.

Encontrar felicidade duradoura
Os pais estão naturalmente focados em criar os filhos para serem bem-sucedidos. Para muitos, o sucesso é definido quase que exclusivamente como prosperidade material, que é mais facilmente alcançada através de uma carreira profissional altamente exigente e com altos salários. Obviamente, essa estratégia inclui se casar com um cônjuge igualmente educado e de mesma posição social. Essa definição de sucesso ignora um componente crucial – ser feliz. Eu conheci dezenas de homens e mulheres que me compartilharam que sempre pensaram que as conquistas profissionais e a abundância financeira os deixariam felizes, mas descobriram que não. O Hinduísmo ensina que a felicidade duradoura não vem do que alcançamos no mundo material. Esse tipo de realização é passageira. Tudo o que foi ganho pode ser perdido. A felicidade duradoura vem de permanecer em nossa natureza da alma, em nosso eu interior, espiritual. Meu guru, Sivaya Subramuniyaswami, explicou desta forma: “Aprenda a ser feliz, buscando a felicidade, não através dos outros, mas das profundezas da própria alma” Para conseguir isso, ele ensinou: “Coloque um sorriso no rosto de outras pessoas. Obtenha sua felicidade e seus estados de espírito positivos, fazendo outras pessoas felizes. ” Ele sabia que esse contentamento, vem de dar e não de receber.

Controlando a raiva
Existem poucas coisas que arruinam mais a qualidade de vida do que a raiva. Portanto, aprender a minimizar expressões dessa emoção negativa e eventualmente eliminá-las é importante. Um profundo entendimento da lei do karma nos permite aceitar o que está acontecendo conosco como o que deveria estar acontecendo conosco e não ficar com raiva disso. Aceitamos que esteja em nosso karma experimentar o que estamos passando, tanto positivos quanto negativos. O que quer que esteja acontecendo conosco é precipitado por nossas ações nesta e em vidas passadas.

Reduzindo o estresse
As crianças Hindus enfrentam estresse na forma de grandes exames na escola, que começam desde os oito anos de idade nos países asiáticos. Sob esse estresse, eles não podem fazer o melhor possível ou aprender efetivamente. As rotinas de Hatha Yoga asanas têm o poder de equilibrar o sistema nervoso e reduzir a ansiedade, se realizadas regularmente todas as semanas. Outro método é a prática regular de respiração diafragmática. A idéia básica é treinar você e seus filhos a respirar pelo diafragma e não pelo peito. Este é o caminho natural. É como os bebês respiram. No entanto, uma vez que assumimos as tensões da vida, o diafragma aperta e tendemos a expandir o peito quando respiramos. O diafragma pode ser sentido logo abaixo do plexo solar, logo abaixo de onde as costelas se separam. Para localizá-lo, coloque as pontas dos dedos no diafragma e na tosse. Quando seus dedos estão diretamente no diafragma, eles pulam quando você tosse. Sempre que precisar relaxar, como antes (e durante!) de uma reunião ou exame importante, tome apenas um minuto para respirar profundamente pelo diafragma. Fazer isso algumas vezes o convencerá do poder do pranayama de aliviar as tensões no sistema nervoso. Ele se tornará uma ferramenta que você pode usar em muitas situações.

Esses três exemplos mostram claramente que as crenças e práticas do Hinduísmo são projetadas para ajudar um indivíduo a viver uma vida mais feliz, mais criativa e mais bem-sucedida.

Aqui está uma citação de um participante de nossa pesquisa informal na Ásia: “Aprender religião é fundamental – especialmente com o tipo de desafios que as crianças enfrentam atualmente. Muito frequentemente, a religião Hindu é vista apenas do ponto de vista ritualístico. Muitos deixam de ver o ponto de vista mais amplo da religião, e como ela encapsula a vida humana como um todo, em todos os seus aspectos – metafísica, yoga, ayurveda, valores humanos, rituais, vastus, astrologia e cultura. Se os Hindus perceberem o quão saudável é a sua religião, tenho certeza de que eles estarão mais do que dispostos a ensiná-la ou a enviar seus filhos para aulas religiosas. ”

Não há melhor maneira de concluir do que recorrer à corajosa sabedoria de meu Gurudeva. Ao falar para uma platéia de Hindus saivitas, ele declarou: “Sim, temos apenas um dever a cumprir: passar nossa religião para a próxima geração, o próximo, o próximo e o próximo. Como isso é feito? Através da educação saivita, construindo mais escolas. Devemos educar bem a nossa juventude. A alternativa é permitir que o Saivismo venha a ser conquistado pelo ateísmo, a ser conquistado pelo cristianismo, a ser conquistado pelo Islã, a ser conquistado pelo existencialismo e racionalismo ocidental, o materialismo e pelo humanismo secular. Nossa única esperança reside em educar as crianças, as mentes jovens que estão abertas e ansiosas para aprender, mas que estão sendo atraídas para longe de sua herança. Mantenha-os perto, proteja-os, ame-os com carinho e dê-lhes os tesouros do saivismo. Esse é o maior presente que você pode oferecer a eles. Tudo o resto irá perecer. Todo o resto vai se deteriorar.